segunda-feira, 28 de abril de 2008

Dica: Encontre soluções para se prevenir, assim como, saber mais sobre os vírus.

Saiba como se proteger de vírus.
 
1. Desconfiar sempre, não assumindo que determinado arquivo, site ou email é de confiança. Perder algum tempo para aprender como proteger o seu sistema.

2. Adquirir e utilizar um programa de antivírus de confiança. Escolher um antivírus que tenha um registro de confiança, pequise no Orkut, forum e demais ferramentas na internet. O Checkmark, AV-Test.org e TuV são entidades independentes das mais respeitadas no teste e avaliação de software antivírus.

3. Adquirir e usar uma solução de confiança de Firewall. Sempre usem como base, entidades independentes pois as mesmas são a sua melhor aposta para escolhas razoáveis. Alguns sistemas operativos possuem um Firewall que filtra somente o tráfego entrada. Utilize um programa que permita controlar a entrada e saída de tráfego de Internet.

4. Não abrir os E-mails que vêm do desconhecido ou das fontes não verificadas. Grande parte parte da propagação de vírus é através das mensagens de E-mail, se tiver qualquer dúvida peça uma confirmação do remetente ou marque como SPAM.

5. Não abrir os anexos e links das mensagens com um assunto duvidoso ou inesperado. Se quiser abrir, primeiro guarde no seu disco rigído para fazer a verificação com um programa atualizado de antivírus.

6. Eliminar todos os E-mails em cadeia (aqueles que indicam que devem ser enviados para x pessoas) ou mensagens não desejadas. Não enviar nem responder aos seus remetentes. Este tipo das mensagens é considerado Spam, porque é indesejado e não solicitado, além de sobrecarregar o tráfego de Internet.

7. Evitar instalar serviços e aplicações que não são necessários em operações do dia-a-dia, tal como transferência de arquivos, servidores de ficheiros que compartilham utilizadores, acesso remoto de utilizadores, etc. Tais programas são perigos potenciais e não devem ser instalados só se absolutamente necessário.

8. Atualizar seu sistema e aplicações tão frequentemente quanto possível. Alguns sistemas operativos e aplicações podem ser ajustados ao update automaticamente. Fazer o uso desta facilidade. A não correcção de falhas do seu sistema pode deixá-lo vulnerável às ameaças para correcções já existentes.

9. Não copie nenhum ficheiro se você não souber ou não confiar na sua origem. Verificar a origem dos ficheiros que faz download e certificar-se de que um programa de antivírus realiza a verificação dos mesmos.

10. Fazer cópias dos ficheiros pessoais importantes (correspondência, documentos, fotografias, etc) de forma regular. Armazenar estas cópias em meios removíveis tais como o CD ou o DVD. Guardar o seu arquivo em um local diferente daquele onde está o seu computador.

Fonte: BitDefender

Nenhum comentário: